O cabelo não apenas pode revelar seu histórico de saúde emocional e física. Em muitas religiões e tradições mágicas o cabelo tem um papel definidor.
Em algumas culturas, por exemplo, não é permitido se expor o cabelo publicamente, sendo um dos motivos, a ligação do cabelo com seu canal de energia espiritual.
Na bruxaria, quando se vai realizar um rito mágico é recomendado que se solte o cabelo, assim permitindo que o poder flua através de seu corpo livremente. Então, se você é bruxa, pode passar o dia inteiro com seu cabelo preso se quiser, mas no momento do ritual, deixe-o livre!! =)
Em algumas religiões, como o candomblé de tradição Ketu, o neófito precisa raspar a cabeça no rito iniciático, como parte de um processo de renascimento.
É comum ouvirmos pessoas, especialmente mulheres, quando passam por alguma mudança na vida ou quando desejam mudanças, começarem por cortar o cabelo. Talvez aí, tenha restado no inconsciente coletivo essa antiga sabedoria sobre a magia dos cabelos. Tanto por motivos simpáticos quanto energéticos, cortar o cabelo é apagar parte do seu passado. Então por que não aproveitar isso magicamente?
Foi o que fiz hoje, cortei meu cabelo para deixar para trás alguns vícios e medos. Resolvi eu mesma cortar em casa, e deu certo! Aqui o passo a passo para quem quiser se aventurar a ser seu próprio cabeleireiro. ;)
Existem feitiços que podem ser feitos com os cabelos. No feitiço das tranças, você trança seu cabelo enquanto mentaliza seu desejo, podendo adicionar à(s) trança(s) fitas coloridas, contas de metal ou pedra, penas, objetos que sejam afinados com seu desejo ou com a divindade para qual esteja orando.
A magia dos cabelos aparece também na hora de cortá-lo. Dizem que ao cortá-lo na Lua Cheia ele cresce muito mais rápido, porém deve-se evitar cortá-lo na Lua Negra (3 dias quando a lua é totalmente escura), pois com isso ele afinaria e até poderia começar a cair.
Também acredita-se que não se deve largar suas madeixas em qualquer lugar, o cabelo é sua identidade energética e caindo em "mãos erradas" pode não ser bom para você. O ideal seria enterrá-lo, em uma cova bem funda.