sexta-feira, 16 de maio de 2014

Coletor menstrual - uma alternativa saudável e ecológica


Já falei um pouco sobre alternativas ecológicas e mais saudáveis para seu ciclo menstrual nessa postagem aqui.

Hoje vou falar mais especificamente sobre os coletores menstruais e dar meu depoimento sobre duas marcas que uso, a Inciclo e a Divacup.

coletor da marca Divacup


História
A ideia do coletor menstrual não é novidade.  Ele foi produzido industrialmente desde a década de 1930 (há registros de coletores rudimentares circulando desde 1867). Nos últimos anos, os coletores vêm sendo fabricados em materiais alternativos como o silicone médico, por conta da possibilidade de alergia gerada pelo uso do látex. Muitas fábricas entraram na produção dos coletores, o que permite maior possibilidade de escolha entre modelos, formatos, cores, possibilitando assim uma maior adequação entre as usuárias.

Benefícios
  • Economia – os coletores podem durar até 10 anos quando recebem cuidados adequados. Algumas marcas recomendam troca anual ou a cada 5 anos, outras o anunciam com validade indeterminada, embora em geral a troca seja definida pela usuária. O custo inicial de um coletor é maior do que o dos absorventes tradicionais, mas este custo é dissolvido ao longo do tempo de uso.
  • Consciência ambiental – com os coletores reutilizáveis, apenas o fluxo menstrual é descartado, o que contribui para menor produção de lixo. O algodão utilizado pela maior parte dos fabricantes de absorventes é alvejado, o que pode ser muito prejudicial ao meio ambiente e deixa traços de dioxina (um possível carcinógeno) no algodão.
  • Portabilidade – é muito mais cômodo carregar um único coletor do que vários absorventes.
  • Conforto – o coletor menstrual é utilizado internamente, no canal vaginal. O coletor não causa sensação de peso e não incomoda ao urinar. Também não altera as condições de umidade, pH e flora vaginal, por ser feito de silicone e não ter função absorvente. O coletor também pode ser usado durante atividade física na água e fora dela, e pode ser usado antes do início da menstruação (ideal para mulheres com ciclos irregulares).
  • Baixo risco de infecções – não há casos relatados de Síndrome do choque tóxico (sigla SCT, geralmente ligado ao uso de tampões tradicionais) em mulheres que usam o coletor. Quando usados corretamente, os coletores não aumentam os riscos de infecção. Há estudos que comparam a ocorrência de casos de endometriose entre mulheres que usam o coletor, mas não há evidências suficientes de que o dispositivo aumente a probabilidade de desenvolvimento de qualquer desordem de saúde.
  • Comodidade – os coletores têm capacidade para um volume de fluxo muito maior do que os tampões ou absorventes, o que permite um uso muito mais longo mesmo entre mulheres com fluxo intenso.
  • PET-friendly -- os coletores não são testados em animais

Usando alternativas mais ecológicas,
você estará ajudando a preservar o que é tão sagrado:
a Mãe Terra.

Ecológico, por que?
O coletor é reutilizável durante até 10 anos (depende da marca) e você só precisará de um. Enquanto isso, um absorvente descartável comum leva mais de 500 anos para se decompor e está carregado de produtos químicos que fazem mal para o meio ambiente (e para você também, a longo prazo). 

Uma mulher usa cerca de 15 absorventes a cada mês... multiplique isso por bilhões de mulheres! Não faça parte dessa estatística, existem outras alternativas!

Como funciona

Como o nome já diz, o coletor menstrual coleta o seu sangue. É como ter um pequeno jarro de silicone no seu útero, captando o sangue que se desprende. É bem simples de usar, é higiênico e ainda possibilita um conhecimento mais íntimo do seu próprio corpo, o que é muito saudável fisicamente, mentalmente e espiritualmente. Eis um vídeo muito bacana que vai lhe explicar tim-tim por tim-tim.







Meu depoimento
Depois que deixei de usar absorventes descartáveis eu passei a usar os absorventes de pano, o antigo "paninho da vovó" só que hoje customizado e remodelado. Mas às vezes em semana de muita correria não era prático usá-lo e lavá-lo e secá-lo... todo esse processo dependia tanto de meu tempo quando do Tempo... rs Então uma amiga me apresentou o coletor e sem exagero nenhum... minha vida mudou! 
Além da consciência muito mais leve por não estar contribuindo com a poluição, eu não ficava mais assada com absorventes externos nem seca por dentro com absorventes internos. Ainda uso os absorventes de pano, quando estou no fim do meu ciclo.

coletor da marca Inciclo

Vou comparar aqui duas marcas que tenho conhecimento, pois são os coletores que tenho em casa. Não estou ganhando nada fazendo propaganda, vou compartilhar com vocês apenas o que experimentei.

Em 2010 tive o meu primeiro coletor, da marca importada Divacup. É um ótimo coletor, muito confortável, porém com o defeito de ter inscrições em alto relevo por dentro, o que dificulta mais a sua higiene. Mas as bordas são bem arredondadas e a base estreita, e isso é muito importante no quesito conforto.
Mais recentemente adquiri um coletor da marca brasileira Inciclo. Também é um ótimo coletor, a espessura do seu silicone é menor, o que na minha opinião o deixa mais "leve".  O defeito que achei é que, em comparação ao Divacup, suas bordas não são tão bem arredondadas e sua base é um pouco maior, o que diminui seus pontos no quesito conforto.

De qualquer forma os dois são super confortáveis e tem hora que eu até esqueço que estou menstruada!

Este vídeo promocional do Inciclo é lindo e resume bem as informações sobre coletores menstruais:



fontes consultadas:
wikipedia.com

Nenhum comentário: