quarta-feira, 18 de junho de 2014

bucha vegetal para limpeza e higiene


Finalmente é época de colheita das buchas do meu quintal! Depois de tomarem o quintal inteiro, essa trepadeira da espécie L. aegyptiaca finalmente amadureceu e está pronta para a colheita!

colhida - pronta para descascar
meus agradecimentos ao meu maridinho lindo

 Como sei? A bucha está pronta para ser tirada do pé, quando sua casca fica toda marrom e seca. Se colher antes ela apodrece. Se colher verde ela só servirá para comer refogada tipo quiabo.

Depois de colhida, você deve descascar a bucha. O jeito mais fácil foi quebrando sua casca e depois tirando, igual a gente faz pra descascar ovo cozido... não sabia desse truque? Agora vai ser mais fácil comer ovo cozido rs

Agora pegue um pano, forre no chão e vá batendo/sacudindo a bucha para cair as sementes no pano. Quanto mais sementes caírem, melhor, mas dificilmente você vai conseguir derrubar todas (são muuuuitas)! Não tem problema.
Guarde as sementes para um próximo plantio e/ou doe! Em último caso saia semeando nos terrenos baldios, vida verde é sempre bem-vinda! =)

descascada e "dessementada" - pronta para usar

Pronta para uso! Se quiser, pode deixar algumas horas na água com cloro para ela ficar mais alva.

A bucha vegetal é muito recomendada para higiene pessoal, na esfoliação da pele no banho. Ela retira as células mortas e ativa a circulação. 

Você também pode utilizá-la para substituir a bucha de lavar pratos, ela funciona igualzinha! A diferença é que depois que ficar velha, você joga fora e ela se reintegrará a natureza, completando o seu ciclo de vida. A outra do mercado, não, vai ser mais um pedaço de lixo por ai, poluindo seu planeta (sua casa).

Aproveita e substitua o detergente pelo sabão de coco! Além de economia, você vai ganhar rios mais limpos. 

Adeus bucha artificial! Tu não és mais bem-vinda nesta casa!


Outras coisas interessantes podem ser feitas com ela, como artesanato! Em breve farei alguns testes e conto para vocês...

~bons ventos~


Nenhum comentário:

Postar um comentário