quarta-feira, 27 de agosto de 2014

{Jardim Mágico} {Plantas Enteógenas} meu depoimento

Arte por Ida Rentoul.
Na imagem, a flor Glória da Manhã, cujas sementes
são utilizadas como enteógenos.
Vou começar uma série de pesquisas sobre plantas classificadas como enteógenas ou psico ativas (não são sinônimos).

Antes de torcer o nariz para esse assunto, tenha em mente: o perigo não está na planta em si e seus efeitos, o perigo está nas intenções daqueles que as consomem.

Dito isto, sem mais delongas sobre essa questão ética, vamos continuar a falar sobre o jardim mágico!

Considero-me uma "bruxa verde", um conceito não muito exato, mas que para mim significa, essencialmente: buscar um conhecimento íntimo da natureza, "ouvir" os ensinamentos das plantas mestras, respeitar e cuidar deste planeta, buscar a satisfação nas coisas simples da vida.

Na prática, faz parte do ofício de uma bruxa verde cultivar plantas, conhecê-las,  desenvolver uma relação de respeito e amor com elas. Não importa quais plantas e quantas plantas, isso quem vai dizer é o seu caminho pessoal.

Para meu caminho pessoal, é muito importante conhecer também as plantas enteógenas. Não é fácil de trilhar, e muito menos rápido, ou eu estaria sendo irresponsável. É um caminho para toda a vida, sem pressa. Não estou aqui para julgar ninguém, se existem pessoas -- inclusive bruxos -- que só enxergam as plantas de poder como instrumento para banal recreação  pra ficar doidão, cada um sabe o que faz com seu corpo/mente/espírito, não é mesmo? Mas eu aposto que se buscassem conhecimento, equilíbrio e serenidade antes de mergulhar nas experiências enteógenas, poderiam alcançar um caminho muito mais iluminado e verdadeiro.

Ayahuasca sendo preparada.
fonte da foto: desconhecida.
A Maconha, o Tabaco e bebidas alcóolicas são um caso exemplar: veja quantos males o uso desregrado e inconsequente dessas substâncias causam ao mundo! Quanta violência, quantas vidas vazias, quanto vício. Sem moralismos aqui! Como eu disse antes, não há nada de errado com essas substâncias -- muito pelo contrário, elas poderiam trazer inúmeros benefícios físicos, mentais, espirituais e sociais, se usados com sabedoria. Mas não é o que acontece em nossa sociedade, pois as pessoas estão doentes, espiritualmente doentes.

Agora chega desse papo pesado! A primeira planta de poder na minha lista de pesquisa é o Cálamo (Acorus Calamus), da qual falarei num próximo post pois esse aqui está muito grande e eu estou com sono.

Mas só pra deixar os leitores curiosos adianto um pouco o assunto: essa planta aromática já foi de estrema importância e popularidade da Idade Antiga, sendo usada pelos Sumerianos, pelos Egípcios, e pela população da europa medieval em utilizações medicinais e mágicas. Até na Bíblia se encontra referências a ela! Aguardem a próxima postagem, estou juntando um bom material sobre seu cultivo e seus usos.

~bons ventos~

Cálamo, planta aquática.
foto do site http://aquascapeinc.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário