Falei aqui sobre a fossa que eu e meu marido vamos construir em nossa casa, a BET - bacia de evapotranspiração. Mas existem outros tipos de saneamento ecológico para águas negras que são muito interessantes. Um deles é o banheiro seco, sobre o qual falarei agora e o outro, saneamento por fossa séptica biodigestora, que ficará para uma outra postagem.
Banheiro seco
proj4ufsc.wordpress.com |
Como funciona?
www.ecoeficientes.com.br |
O funcionamento do banheiro seco (por compostagem) é muito simples. Basicamente, as fezes caem em um "buraco" onde será acrescentado um volume duas a três vezes (500 ml) maior que do que o das fezes em matéria orgânica seca (serragem, folhas secas). Esses dejetos então passam a ser compostados em câmaras. Com a ajuda do calor do sol e em cerca de seis meses passam pelo processo de maturação (deixados em pilhas até virar humus) para servir de adubo.
E o xixi? O problema da urina é o excesso dela, que pode causar mal cheiro e desequilibrar o composto. Por isso, é aconselhável que os homens usem mictórios, assim diminuindo a quantidade de urina para o sistema continuar em equilíbrio.Homens usam o matinho!
E o xixi? O problema da urina é o excesso dela, que pode causar mal cheiro e desequilibrar o composto. Por isso, é aconselhável que os homens usem mictórios, assim diminuindo a quantidade de urina para o sistema continuar em equilíbrio.
Serragem ajuda na compostagem de dejetos em câmaras externas. bioterrabioconstrucoes.wordpress.com |
Material compostado é retirado da câmara bioterrabioconstrucoes.wordpress.com |
Resumindo, para construir e fazer funcionar este tipo de banheiro você vai precisar de:
- Material de alvenaria para construção da fundação (cimento, areia, brita, blocos);
- Tijolos (de adobe), barro ou madeira para a construção das paredes (depende do tipo de construção escolhida);
- Caibros ou bambus e telhas para o telhado;
- Madeira ou blocos para construir a escada/rampa de acesso ao banheiro;
- Um (ou dois, depende do tipo do banheiro) assento sanitário e caixa de madeira/alvenaria para a pessoa se sentar;
- Um tubo que servirá de chaminé para eliminar odor da câmara/tonel com dejetos;
- A porta do banheiro;
- Uma pequena porta de acesso ao composto;
- Chapa metálica pintada de preto e virada para o Norte para captar o calor do sol nas câmaras/tonéis de compostagem (opcional);
- Um recipiente (pode ser um balde) com serragem ou folhas secas para depositar sobre os dejetos.
Existem dois tipos de construção do banheiro por compostagem que funcionam da mesma forma, só que no tipo 1 você tem a troca de tonéis com o material compostável de seis em seis meses (fig. 1-2) e no tipo 2 você tem um revezamento de câmaras de compostagem de seis em seis meses (fig. 3-4)
Tipo 1 - fig. 1 http://blogs.estadao.com.br |
Tipo 1 - fig. 2 http://encontrodeculturas.com.br |
No tipo 1 você tem a vantagem de ter uma construção mais simples de ser execucutada, e com menos exigências técnicas para a sua manutenção, além de ocupar um menor espaço.
Desmistifiquem o "cocô", precisamos "crescer" e saber lidar com os nossos dejetos, ou estaremos fadados a literalmente afundar na mer** daqui a alguns anos, quando todos nossos rios estiverem contaminados com os nossos dejetos, pois saiba que no Brasil, apenas 10% dos esgotos são tratados e 30% recolhidos adequadamente.
Para maiores informações, nessa apostila oferecida pelo Biohabitate, vocês encontrarão
detalhadamente como construir um banheiro seco compostável, com dicas de uso muito
importantes: Clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário