O caju, muito abundante nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, é um fruto rico em ferro, vitamina C e outros nutrientes importantes para nossa saúde.
Aqui no quintal tenho dois pequenos pés de caju produtivos e um de cajuí que começou a produzir agora. Em época de caju colho uma média de 6 a 10 cajus diariamente -- é uma árvore muito generosa! Sem conseguir dar conta de tanto suco de caju, resolvi procurar receitas na internet e me surpreendi com a variedade de pratos que você pode fazer usando a polpa do caju! Neste link você vai encontrar uma cartilha do SESI com muitas receitas com o fruto.
Para começar, fiz a receita base de várias outras receitas com o caju, que chamei "carne de caju" não consigo deixar de lembrar daquela música de Alceu Valença... rs
Adaptei um pouco o modo de fazer ao meu jeito de cozinhar, e assim ficou:
Se foto tivesse cheiro... vocês correriam para o primeiro pé de caju pra colher caju! =D |
Ingredientes:
- 10 cajus (serve 2 a 3 pessoas)
- Óleo
- 1/4 de cebola fatiada
- 3 dentes de alho fatiados
- 2 tomates picados
- temperos (usei orégano, manjericão fresco e pimentão)
- sal à gosto
Como fazer:
- Tire a castanha e a extremidade menor (onde fica o "cabinho") dos cajus;
- Extraia o sumo do caju (guarde o sumo para fazer um suco). Você pode usar as mãos ou aquele expremedor de batada manual;
- Desfie a fibra do caju com a faca e/ou com as mãos;
- Refogue essas fibras cerca de 10 min em óleo, sempre mexendo. Enquanto isso, acrescente a cebola e o alho, que serão refogados conjuntamente.
- Depois desses 10 min, acrescente os tomates, os temperos e sal, mexa, tampe a panela parcialmente e deixe mais alguns minutos cozinhando em fogo baixo.
Você pode usar essa receita para rechear tortas, pastéis ou pizzas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário