Encontrado em roadtrippers.com |
Para entender a magia das marés, vamos começar falando o que são as marés, que forças influem na sua dinâmica. Para isso contaremos com a ajuda da Ciência, uma linguagem que pode auxiliar nosso entendimento mágico.
As marés são, basicamente, o movimento das águas dos oceanos de acordo com a atração gravitacional da Lua e do Sol (este último em menor proporção, devido a sua distância). Quando o Sol e a Lua estão alinhados (lua nova/ lua cheia), ocorrem as marés de sizígia (conhecida popularmente como maré grande, ou maré viva), mais altas e baixas do que nos períodos de fase lunar crescente e minguante, as chamadas marés de quadratura.
imagem retirada do site picofisicos.wikispaces.com |
O tempo de movimento entre o pico das marés é chamado enchente (até alcançar a maré cheia) e vazante (até alcançar a maré vazia). Existe um período de meia hora entre a enchente e a vazante, quando praticamente não há nenhum movimento.
O ciclo das marés ocorre em média 12h e meia entre cada uma. As marés grandes acontecem de 15 em 15 dias. A cada dia, o horário das marés cheia e vazias "atrasa" em quase 1 hora, o que leva a uma grande diferença nos horários das marés de mês para mês.
Porém, devido a característica geográfica de cada região costeira, podem existir diferentes marés "locais". Além das marés oceânicas, existem outras "marés" causadas pela força gravitacional dos astros, que são as "marés terrestres" (suave deformação da crosta terrestre) e as "marés atmosféricas", que também influem nas características das marés locais.
Por isso é de extrema importância que um~ brux~ do mar tenha sempre em vista a tabela de marés local (sem falar no hábito essencial de observar os ciclos lunares).
Por isso é de extrema importância que um~ brux~ do mar tenha sempre em vista a tabela de marés local (sem falar no hábito essencial de observar os ciclos lunares).
Na bruxaria, é fundamental conhecer e vivenciar os ciclos naturais, para podermos alcançar o melhor efeito em nossos trabalhos mágicos. Em uma palavra: sincronia!
Após essa explicação introdutória, vamos ver um exemplo de magia básica relacionada ao mar:
Após essa explicação introdutória, vamos ver um exemplo de magia básica relacionada ao mar:
Maré alta: no momento logo antes da maré alcançar sua amplitude máxima, é a melhor oportunidade para magias criativas e expansivas.
Maré baixa: no momento logo antes da maré alcançar seu pico mínimo, é o melhor momento para magias de banimento e introspecção.
Como já expliquei em uma postagem anterior, isso pode ser coordenado com outros ciclos como as fases e faces da lua e com a atividade solunar, por exemplo.
Por hoje fico por aqui, aguardem outras postagens sobre a Magia das Marés, pois há muito o que falar! =)
~bons ventos~ e ~boas marés~
~bons ventos~ e ~boas marés~
Nenhum comentário:
Postar um comentário