Sei lá por que, essa garrafa de 2L é a preferida entre as galinhas... Há outras duas, mas elas fazem fila para beber nessa! Cleópatra mesmo, deita embaixo do bebedouro e se apossa. rss |
Escrevo essa postagem para relatar minha experiência com o bebedouro tipo "nipple" e ensinar a fazer. porque realmente vale a pena!
O bebedouro tipo nipple, também chamado de "automático", consiste num reservatório dágua, ou um cano ligado a um reservatório, com um ou mais bicos acoplados.
Funciona assim: o bico de metal é regulado por um peso interno que veda a saída de água, e quando a ave pressiona o bico, o peso sobe liberando a saída da água.
Existem grandes vantagens em adotar este bebedouro: a facilidade de confeccioná-lo, não precisa trocar a água toda hora (com o bebedouro normal, eu precisava trocar ao menos duas vezes ao dia), e o principal, diminui drasticamente o risco de muitas doenças que são transmitidas através dos fluidos.
nipple/bico, igual ao que eu comprei no mercado livre |
foto retirada de: http://www.the-chicken-chick.com/ |
O principal problema dos bebedouros normais, os abertos, é a sujeira que se acumula neles. O vento leva sujeira, as galinhas jogam terra dentro dos vasilhames ou bebedouros, e se for uma tigela com água elas certamente derrubarão.
Agora que estou com 3 pequenos reservatórios (total 8L), troco a água de dois em dois dias e as doenças diminuíram quase 100%.
Lili esperando na fila enquanto Teca acaba de matar sua sede... |
Minhas belezinhas tem água limpinha sempre que quiserem, e mesmo as galinhas que não foram acostumadas a esse tipo de bebedouro desde pintinhas, se acostumaram rápido.
Agora... uma coisa é certa: galinha é um bicho que gosta de bagunça e terra... se elas virem uma poça dágua na frente delas, pode estar suja como for, elas vão preferir beber da poça, pode fazer o teste! rs
Mas assim, tudo no seu lugar, Cleópatra quer mais é sombra e água fresca... hehehe
de boas aqui bebendo água... |
Como fazer? É fácil, você vai precisar de:
- Uma garrafa ou galão.. enfim, um reservatório dágua que possa ser suspenso.
- Uma furadeira
- Um nipple (bico)
do site: http://www.whistlepighollow.com |
1 - Encaixe na furadeira uma broca que seja da espessura do corpo do nipple, para poder encaixa-lo sem sobras.
2 - Com cuidado, fure a garrafa/galão com a furadeira. A quantidade de buracos será a quantidade de bicos.
3 - Enrosque o nipple no buraco, certificando-se que não há sobras de espaço no encaixe, para a água não vazar.
4- Coloque água no reservatório, verifique se há algum vazamento. Se houver, talvez você consiga tapar esses vazamentos com cola quente.
5- Encha o reservatório de água, e fixe-o de um modo seguro, com o bico ao alcance das aves.
boa noite gostaria de saber quantas aves por bebedouros eu posso botar
ResponderExcluirOlá, Desculpe a demora, só vi seu comentário agora, na verdade havia um monte de comentários aqui no blog que eu não tinha visto kkkk
ExcluirOlha, isso vai depender de quantos litros tem o recipiente usado. De qualquer forma é interessante diversificar, e colocar pelo menos 1 bebedouro para cada 3 aves pois algumas senhorita gostam de monopolizar o bebedouro... RS me conte como está sendo sua experiência! Abraço