segunda-feira, 24 de agosto de 2015

{bioconstrução} Testes com terras

amostras brutas

Um dos aspectos fundamentais na bioconstrução é fazer testes com as terras disponíveis para construir as paredes, para verificar se elas são adequadas para a técnica a ser utilizada. 

Por exemplo, se a terra for quase toda arenosa, não vai servir, assim como se ela for por demais argilosa também não. Há de ter um equilíbrio dessas partes, que gira em torno de 60% argila - 40% areia para técnicas como o tijolo de adobe, o pau-a-pique e o COB; e 70% areia e 30% argila para técnicas como superadobe, hiperadobe, taipa de pilão.

teste bolinha com terra argilosa
teste bolinha com terra arenosa











A argila dá coesão e flexibilidade ao material, enquanto a areia dá resistência e evita rachaduras. Existe um terceiro elemento intermediário entre argila e areia que é o silte, e, sinceramente, até hoje não descobri  vantagens deste elemento, logo, um solo muito "siltoso" não é recomendado.

teste do impacto: bolinha deformada e com poucas rachaduras

Existem vários tipos de testes, vou a seguir citar apenas alguns deles, batizando da minha forma, pois não sei se existe um nome "oficial":

1- teste da bolinha: pegue a terra, humedeça com um pouco de água  e faça uma bolinha. Se a terra for bem modelável, "escapar" entre os dedos quando apertada e deixar a palma da mão "suja", é porque ela é argilosa.

2 - Teste do "impacto": pegue a bolinha do teste anterior e deixe cair (é para deixar cair, e não para jogar) numa superfície plana. Se a bolinha espatifar no chão, é porque ela tem muita areia, ou silte. Se ela apenas rachar nas laterais, ela tem tanto areia, como argila em quantidade. Se ela praticamente não rachar e deformar é porque é bastante argilosa.

3 - Teste da "palma": "suje" as mãos com a terra húmida. Espere secar. Bata palmas. Observe a quantidade de terra que caiu (areia), que ficou na mão (argila) e que formou uma nuvem de "poeira"(silte). Compare essas quantidades e terá uma ideia da composição da terra.

4 - Teste da garrafa: pegue um punhado de terra e coloque numa garrafa ou pote de vidro transparente. Complete com água. Agite freneticamente por uns 30 segundos ou mais. Deixe a garrafa descansar por 1 ou dois dias, ou até a terra sedimentar. Veja o resultado, que de forma geral será: areia fica embaixo, silte no meio e argila em cima. Acima do nível da água fica boiando a matéria orgânica (solo rico em matéria orgânica é péssimo para construção de terra crua, ok?).
teste da garrafa. A faixa de argila é bem pequena.
No nosso caso, que vamos construir com hiperadobe, o bom é uma terra mais arenosa do que argilosa. Estamos nesta busca mas pensamos que encontramos 3 amostras que vão servir. Tomara!!! 

Fontes de pesquisa:
Apostila da Oficina de Bioconstrução Saudável - por Biohabitate
site: http://espaconaturalmente.blogspot.com.br/p/bioconstrucao_3697.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário