Tanta coisa para falar... e tão pouco tempo para escrever! Mas vamos lá, fazer um balanço do que está sendo a minha experiência da feitura das fiadas antes da altura das janelas.
A bioconstrução tem um quê de técnica pura, outro quê de experiência construtiva e outro quê de intuição e bom senso. Essas coisas unidas podem dar um bom resultado... se falta uma delas, fica mais difícil de dar certo!
Não é só sair enchendo os sacos de hiperadobe e empilhando um em cima do outro! não, não... se alguém disse a você que ia ser facinho, fique atento! Existem vários detalhes técnicos que precisam estar sendo observados o tempo todo (molhar as fiadas, não deixar espaços vazios no saco, etc.), coisas que você precisa ter experiência e/ou bom senso para perceber e manter legal (o alinhamento das paredes, o nível, o acabamento...) e tem também, claro, aqueles imprevistos que você vai precisar dar um jeito.
Não quero dizer com isso que seja difícil, é apenas algo que precisa de dedicação. E o lance da bioconstrução é esse: nem todos estamos dispostos a investir tempo/dinheiro/suor/dedicação para construir uma casa. É tão mais prático juntar uma grana/pegar um empréstimo e entregar na mão de uma construtora, né mesmo?
Mas quem escolher o caminho do viver melhor, escolha sabendo que tudo no Universo é uma dádiva. Eu sempre soube, e eu sempre quis isso mesmo. É uma luta, é uma realização e é um aprendizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário