domingo, 26 de janeiro de 2014

Por que Athena?

Quando decidi que iria criar uma loja de artesanato pagão achei que deveria homenagear alguma deusa. 

Primeiro pensei em Frigga, deusa do panteão nórdico, o qual cultivo uma certa predileção. Esposa de Odin, protetora das mulheres, Frigga é a grande tecelã que trabalha em conjunto com as Nornes, senhoras dos destino. Hum, "grande tecelã" eu pensei, "tem tudo a ver com a arte da criação artesanal". Mas apesar de ter grande apreço pelos deuses nórdicos e por Frigga, ainda não era sua benção que eu buscava, intuí.

deusa Frigga: céu, casamento, maternidade, amor, fertilidade e artes dométicas. Arte por: ?

Depois me veio a deusa celta Brigit à mente. Eu não sou tão próxima dos deuses celtas quanto sou dos deuses nórdicos, mas Brigit é aquele tipo de deusa amada e venerada de forma transcendente à cultura da qual é originária. E além de tudo, é uma deusa muito versátil; do ferreiro ao poeta, Brigit está lá. Mas igualmente não havia sentido "o feeling" ainda.

deusa Brigit. Arte por Miranda Gray


Foi então que lembrei de Athena. Esta deusa está de alguma forma presente na lembrança de todo indivíduo ocidental. Quem, desde os tempos do colegial, nunca ouviu falar de Athena, a deusa guerreira grega da sabedoria e das artes? Eu ouvi. E me lembro que nas aulas de História (minha matéria preferida desde sempre) quando chegava o assunto de mitologia grega, o nome "Athena" era como o badalar de um sino para mim. Deusa guerreira, independente, matrona das artes e ainda tinha uma coruja como sua companheira? Era perfeição demais para uma deusa só! [risos] 

Minerva-Athena diante de mim em toda sua beleza austera de mármore e ônix dourado - Museu do Louvre 2012

Finalmente eu havia sentido que era a bênção de Athena que eu buscava para minha loja. Mas ainda me batia a dúvida em relação a um pequeno detalhe: Athena vai mesmo olhar para uma artesã? Ou apenas as Belas Artes fazem parte seus domínios? Pesquisei, e descobri que Athena na antiguidade não era adorada apenas por suas habilidades como honrada guerreira e estrategista, ou como filha da sabedoria (logos), como geralmente a conhecemos. Athena também era conhecida por diversos epítetos: Athena Promachos, como inspiradora na batalha; Athena Polis, protetora das acrópolis gregas; Athena Hippia, inventora da carruagem, Athena Erganê,  patrona dos artistas e artesãos, especialmente as artes ligadas à tecelagem -- aha! aí está, Athena Ἐργάνη.!

Placa com Athena Ergane entronizada em naiskos (pequeno templo), 650 - '30 BC.---
E′RGANE (Erganê) ou E′RGATIS,ou seja, trabalhadora, um sobrenome de Athena, que se acreditava em presidir e instruir os homens em todo tipo de arte (Paus. v. 14. § 5, i. 24. § 3; Plut. de Fort. p. 99, a.; Hesych. s. v.).

Algumas mulheres buscavam-na oferecendo-lhe um belo vestido em troca de suas graças. Ofereço-lhe o nome da minha loja, soberana deusa!

E toda aquela simpatia e apreço que eu sentia pelas histórias míticas sobre Athena na época da escola, quando nem sonhava em ouvir falar de Paganismo, concretizou-se no estandarte de um dos sonhos realizados na minha vida: dedicar-me a arte(sanato) e paganismo, trabalhando com as mãos e a mente em harmonia gloriosa.

Obrigada, Palas Athena, por pousar sua mão sobre meu ombro e me mostrar este caminho.


fontes:
http://www.theoi.com/Cult/AthenaTitles.html
http://www.crystalinks.com/athena.html
 http://www.museumfrancavilla.com/index.php?module=9&action=showProduct&groupID=19&productID=56&lang=en