sábado, 15 de fevereiro de 2014

{DIY} Como construir um galinheiro



Ah, estava ansiosa para contar a vocês como fiz o galinheiro aqui no quintal. Depois de mostrar o planejamento, vamos à coisa real: o material que consegui e o que pude fazer com ele.

O custo saiu acima do que imaginei: em torno de R$150,00 contando tudo: material do galinheiro, pintinhos e ração. Mas claro que isso vai retornar em ovos e alegria! =)

Vamos lá, DIY do galinheiro:

*A escolha do lugar: escolhi uma quina de parede pois assim diminuiria o gasto com material e trabalho, já que, praticamente metade do galinheiro já estava, digamos, construído. Escolhi a face leste, assim tornando o lugar mais fresco e habitável e por sorte, ainda tem um pequeno cajueiro encostado num dos muros, para fazer sombra.

foto tirada com sol a pino, antes da limpeza do quintal.


*Área e estrutura: calculei em torno de 10m2 o galinheiro para 6 galinhas, o que, como vimos na postagem do planejamento, é um espaço razoável para um regime semi-aberto. Comprei algumas estacas e fixei-as em buracos no solo, a cada 1.5 metros. Cada buraco de estaca possuía em torno de 30cm de profundidade, onde eu joguei resto de entulho (opa, ainda havia entulho sobrando!) para fixar melhor a estaca, já que o solo é arenoso.  

Entulho sendo jogado no buraco com a estaca.
Descobri uma coisa cavando esses buracos:
a ferramenta de escavar é mais eficiente com a terra molhada.


Outro truque, que aprendi no Pinterest (eita coisinha útil!), é fazer uma cova ao longo do espaço entre uma estaca e outra (onde passará o limite da tela) e enterrar entulho, para assim dificultar que predadores que escavam consigam invadir o galinheiro.



*Porta: essa é a parte mais complicada e problemática. Eu não tenho muita habilidade em marcenaria, então resolvi improvisar ("armengar" como diria meu avô Pedro). A porta é feita com duas estacas de madeira: uma delas é fixa no chão; a outra é móvel e para se sustentar em pé fica num buraco no solo, de 15cm, dentro de um pedaço de cano, e em cima, encostada em outra estaca fixa no chão. Para abrir, a mesma lógica. Mais para frente eu tentarei melhorar essa parte do galinheiro fazendo uma porta "de verdade".

na porta, reparem, a estaca da direita é fixa como as outras,
 e a da esquerda é móvel e fica escorada em outra estaca fixa.


*Cobertura: comprei uma telha ecológica, pois além de ser eco-friendly, é isolante térmico. Achei o preço meio salgado, R$45,00 a telha, mas já que não estou por dentro dos preços de material de construção, prefiro não opinar. 

Foi aí que chegou a dificuldade: como fixar essa telha? De início parecia simples,"é só pregar em cima dos muros em L", pensei. Bem, não foi simples assim... se não fosse a ajuda da querida amiga Cris e de minha sogra Léa, eu provavelmente não teria conseguido!

Eu já não sabia onde conseguir ripas de madeira, e estava evitando gastar mais. Daí Cris veio ao meu auxílio. Ela sabe, como ninguém, encontrar pontos preciosos de descarte na cidade, onde podemos achar verdadeiros tesouros em madeira, móveis, e mais um monte de coisas legais de serem reaproveitadas. Cris já achou tantas coisas impecáveis abandonadas por aí, que você desacredita como as pessoas foram capazes de se desfazer de tais coisas!
Ela  saiu comigo em busca de madeira para construção do galinheiro e foi uma tarde de aventura atrás de madeira descartada! Conseguimos achar um monte delas: deu pra fazer o suporte do telhado, a casinha para os ninhos, poleiro, plaquinha e teve um galho que nasceu para ser um cajado mágico (que foi prontamente separado e guardado... rs! fotos dele em breve).

Pronto, já tinha o material, faltava saber o que fazer com ele. Foi aí que nessa época veio minha sogra nos visitar, lá de Conceição do Coité-BA, uma "arteira" em essência, cheia de ideias e boa vontade. Ela estava tão ansiosa quanto eu para botar a mão na massa e medindo aqui, serrando e pregando acolá, foi isso que fizemos:

da esquerda para baixo: furando as madeiras (1), fixando no muro (2), estabelecendo
o apoio da telha (3), amarrando a telha nas madeiras com arame galvanizado (4).
 Obs: minha sogra na foto ^^


*Telando o galinheiro: Depois de alguns erros e acertos na forma de telar, a melhor forma concebida foi puxar a tela na horizontal -- primeiro embaixo, depois em cima, pois a tela vem com 1metro -- em todo perímetro do galinheiro, fazendo um corte vertical de cima a baixo na porta (senão não tem como entrar né!). A cada estaca pela qual a tela passava, eu a fixava com grampeador de madeira (deuses... vocês não imaginam como essa ferramenta me foi útil nesse empreendimento!).

Também telei o teto, para evitar que predadores que escalam ou voam matassem os pintinhos. Mas no teto eu telei metade com tela comum de galinheiro, metade com tela verde de nylon, para gerar meia-sombra. O chato é que telei numa altura baixa, de modo que apenas pessoas da minha altura conseguem ficar em pé lá dentro... Mas tudo bem, eu não sou tão baixinha assim! rsrs

A fita amarela não está aí apenas para enfeitar,
mas principalmente para unir as duas partes da tela.
No chão, abóbora; e trepando na tela, pé de bucha.

Em breve, a segunda postagem (mas não a última!) sobre os pintinhos!!! Meus novos filhos fofos penudinhos, piu! *.*