sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Cuidados com as galinhas e pintinhos


Inicialmente eu queria encontrar pintos da raça Legorne ou Garnizés, pois são de pequeno porte e boas poedeiras. Já que as galinhas aqui em casa não serão com finalidade de corte, então não precisavam ser grandes. Mas não encontrei em minha cidade diversidade de raças. Encontrava apenas de dois tipos, que tem um porte normal/ grande... nem sei dizer o nome que se dá aqui, pois em cada lugar o nome muda e os próprios vendedores muitas vezes não sabem dizer o nome da raça... Mas creio que os pintos que comprei sejam da raça Rodhe Island Red.

galinhas Rode Island Red

galinha Legorne

galinhas Garnizé










Bem, comprei 6 inicialmente, eu mesma escolhi a dedo na gaiola e as peguei. Minha tentativa foi pegar apenas fêmeas, mas o último pintinho acabei pegando sem ter certeza do sexo, pois não tinham mais pintinhos com características de fêmeas (como saber o sexo do pintinho quando muito novo? Veja nesta postagem).


Aqui estão essas fofurinhas, já coloquei nomes e em poucos dias você nota que tem personalidades diferentes!


Sobre cuidados:

*Alimentação: Eles estão comendo a ração a base de milho que comprei na loja, mas eu sempre misturo algo mais, como aveia, linhaça, canela... tudo em pó. Também os solto todo dia no quintal, para ciscarem e comerem bichinhos, assim tendo uma dieta mais balanceada. Gostaria que sua dieta já fosse pelo menos 90% frutas, bichinhos e grãos integrais triturados. Mas eles são desde sempre acostumados no criadouro a comer essa ração pobre a base de milho. Para introduzir outros alimentos precisa ser aos poucos, ter paciência e traquejo... pintinhos não nascem sabendo de tudo, uma parte vem do instinto, mas outra parte é a "galinha mãe" que ensina... no caso, já que nasceram de chocadeira, a "galinha mãe" sou eu!!! rs

Hoje eu os ensinei a comer melancia. Pensei que era só jogar a melancia lá e pronto... que nada! Tive que chamar, e começar a "bicar" a melancia com um pedaço de madeira. Eles logo começaram a imitar o gesto e viram que aquela coisa vermelha molhada era comestível e era boa! No segundo pedaço de melancia, eles já começaram a comer sozinhos... ufa!

Sobre a água, precisa estar sempre limpa e fresca. Uso aqueles bebedouros de galinha, mas sempre que tem resto de comida e areia sujando a agua, jogo fora a água do pratinho e deixo descer água limpa. De dois em dois dias é necessário lavar o bebedouro, e também momento de enchê-lo novamente. Li que é bom colocar vinagre de maçã (1 colher para 4L)  na água 2 vezes por semana ou durante uma semana a cada mês, para fortalecer o sistema imunológico. Minha mãe disse que quando criávamos galinhas, ela colocava algumas gotas de limão, para evitar Gôgo.

bebedouro

*Dormir: como se sabe, galinhas dormem em poleiros. Mas pintinhos não! Até uma certa idade (que ainda estou para descobrir quando) eles dormem deitados, em algum cantinho seco e seguro embaixo da galinha mãe. Bem, dessa vez eu não posso fazer esse papel e levá-los pra dormir na minha cama... hehehe. Caixas com um matinho dentro (para facilitar recolher o cocô de manhã e deixar a caixa sempre limpa) servem bem para essa função. 

Os pintinhos estão quase completando 4 semanas e ainda não empoleiraram. Coloquei poleiros baixos, altos, finos grossos... não tem jeito, o instinto deles ainda é se enfiarem no cantinho, uns coladinhos aos outros. Preciso ter paciência e acordar 6 horas da manhã para tirá-los da caixa e guardá-los na caixa ao anoitecer. Por mais que o galinheiro esteja bem fechado e seguro, o perigo mora na chuva. Existe o risco real de se molharem e morrerem de gripe.


*Crescimento: eles crescem muito rápido! Já estão trocando as penas, não são mais aquelas fofurinhas de antes (mas para mim ainda são lindos), já estão bem espertos e sabem que você, o criador, significa "comida chegando", então pode esperar que eles vão te seguir por toda parte piando!! rs Com quase 4 semanas já dá para notar claramente a diferenciação de sexo: Pirata -- o machinho -- tem a crista e o ouvido mais desenvolvido, asas e rabo mais curtos e está começando a nascer esporas! As fêmeas tem asas longas e belos rabichos.


com 2 semanas e pouco

com uma semana

*Interação: as galinhas são seres bem independentes, mas ao mesmo tempo muito sociais e com forte senso de bando. Não aguentam ficar sozinhas, longe do resto do rebanho, e normalmente quando um está perdido, pia alto à procura dos outros, e eles respondem! 

Mas atenção ao adicionar novos pintinhos ao rebanho, que podem rejeitar e até matar os noviços. Foi o que quase aconteceu no meu caso: uma pintinha da primeira leva morreu (RIP Egípcia) de fraqueza, não se desenvolvia, acho que já veio doente. Então eu comprei mais duas pintinhas, uma semana mais novas. Comprei o par justamente para caso eles as rejeitassem, elas teriam uma a outra. 
Egípcia, a primeira a ganhar nome,
descansa no ventre da Mãe Terra
Só que uma das pintinhas é de outra raça, provavelmente Black Minorca. acontece que tenho fortes suspeitas, via experiência (isso já aconteceu antes) que as galinhas são "racistas". Não deu outra, alguns pintinhos do rebanho (especialmente Pirata) começaram a bicar Noite (a pintinha pretinha) assim que ela se aproximava. 
Noite: inicialmente rejeitada pelo rebanho,
conseguiu se impor e foi aceita
Por sorte, Noite foi muito safa e encarou o problema (literalmente, ela encarava Pirata, não se sujeitava, a danada!) e eles acabaram por aceitá-la no grupo. Aceitaram tão bem que hoje só deitam para descansar juntinhos! A outra noviça, Cleópatra (em homenagem a finada Egípcia) da mesma raça, não sofreu qualquer tipo de retaliação, mas também é a mais independente do grupo! =)

Pirata, junto às noviças, Cleópatra e Noite

Aí, o rebanho ciscando lagartinhas, fora do galinheiro

Cigana, charmosa. Não é à toa que já é a preferida de Pirata!