Ingredientes. Muito orgulhosa do vinagre de maçã orgânico que comprei com o pessoal do Movimento Orgânico. Ah, esse frasquinho foi pequeno para a receita. |
Uma das metas de minha vida é consumir produtos de baixo impacto ambiental e que sejam mais saudáveis. Depois de usar a receita de desodorante caseiro ha mais de um ano (e dá super certo -- em breve postarei à respeito, com receitinha), hoje comecei a utilizar uma receita caseira de "xampu" para cabelos oleosos que encontrei no site do Ecycle.
Ingredientes:
A quantidade de cada item abaixo é suficiente para cerca de duas semanas de uso do produto.
• 1 colher de bicarbonato de sódio;
• 1 colher de vinagre de maçã (usei orgânico!);
• 400 ml de água;
• 1 recipiente vazio para armazenagem.
Modo de preparo:
Misture os ingredientes em um recipiente para obter uma forma homogênea. Pode ocorrer a formação de bolhas devido ao bicarbonato de sódio. Guarde toda a mistura em um recipiente, que pode ser uma garrafa PET. O produto deve ser mantido na geladeira por serem ingredientes que não têm a adição de conservantes, por no máximo duas semanas.
Meus cabelos, que são moderadamente oleosos, estão reagindo super bem, continuarei usando, e daqui a um mês eu volto pra contar os resultados da minha experiência. Mas tudo indica que dará certo, e se der vou ficar super feliz pois essa alternativa tem uma série de vantagens:
1) É barata. Eu não consigo contabilizar quanto seria uma colher de bicarbonato, uma de vinagre e um copo d'água, mas certamente a conta soma bem menos do que eu gasto num Pantene, marca que eu costumava usar, que custa R$9,00 - 350ml.
2) É ecológica (e não é testado em animais!). Os xampus comuns possuem substâncias que agridem o meio ambiente e poluem os lençóis freáticos. Bicarbonato e vinagre são completamente biodegradáveis. Sem contar a embalagem que neste caso da receita caseira pode ser reutilizada ad infinitum. A água é uma das maiores prioridades do ser humano atualmente. Só esse motivo já é bastante para mudar os hábitos de consumo.
3) É saudável. Você estará deixando de colocar produtos químicos pesados em sua cabeça, como o Lauril, petrolatos, silicones e parabenos. O xampu não apenas agridem o meio ambiente, mas a saúde de nossos cabelos e couro cabeludo. O pessoal do movimento low poo/ no poo (pouco/nenhum xampu) defende que as substâncias químicas contidas nas fórmulas do xampu danificam os folículos capilares, a pele e até os olhos. E o lauril, substância que faz a espuma do xampu, é cancerígena:
"Os tensoativos, os agentes preservantes, acidulantes e espessantes, os corantes e outros aditivos químicos, presentes na fórmula do shampoo, agridem nosso couro cabeludo causando danos ao folículo piloso, danos à pele, danos permanentes nos olhos e até mesmo toxicidade hepática.O Lauril Sulfato de Sódio (SLS) é um agente muito perigoso, especialmente para as mulheres, cujo sistema reprodutivo é totalmente controlado pelo estrogênio e progesterona. O SLS muda rapidamente os níveis de estrogênio e seu efeito sobre os níveis de progesterona, levando a problemas menstruais, sintomas da menopausa e potencialmente infertilidade."
Mas atenção, quem aderir à técnica no poo precisará eliminar outros produtos químicos que contém substâncias insolúveis em água e que só saem do cabelo com o sulfato, senão seu cabelo ficará sempre com uma aparência suja.
Mas se seu cabelo ficar ressecado e precisar de hidratação existem outras receitas naturais que podem corrigir esse problema, ou até mesmo mudar as quantidades na receita original, colocar mais vinagre (que atua como condicionador) e/ou diminuir a quantidade de bicarbonato (qua atua na limpeza do cabelo). Vá testando e encontrando o seu próprio caminho!
Mas se seu cabelo ficar ressecado e precisar de hidratação existem outras receitas naturais que podem corrigir esse problema, ou até mesmo mudar as quantidades na receita original, colocar mais vinagre (que atua como condicionador) e/ou diminuir a quantidade de bicarbonato (qua atua na limpeza do cabelo). Vá testando e encontrando o seu próprio caminho!
Quem já experimentou essa ou outras receitas caseiras no poo, ou vai experimentar, deixe aqui seu depoimento!