sexta-feira, 4 de abril de 2014

{atualização1} Lavar os cabelos naturalmente

Faz pouco tempo que escrevi minha experiência inicial com a receita no poo de vinagre de maçã + bicarbonato + água como alternativa ao xampu comum, carregado de substâncias nocivas à saúde e ao meio ambiente.

Pois bem, de lá pra cá, meu cabelo não tem se apresentado como eu gostaria. Em dois dias ele ficou um pouco ressecado e ao mesmo tempo oleoso. Então eu resolvi mudar o método, primeiro lavei o couro cabeludo com bicarbonato, depois fiz o último enxague com vinagre de maçã. Melhorou, meu cabelo parou de ficar ressecado, mas continuou com aspecto oleoso e sem balanço.

Buscando outras alternativas naturais, encontrei numa comunidade do facebook, uma dica de um dos membros com a seguinte receita: mel + água de argila + juá.

O mel tem propriedades emoliente, e hidratante; a argila é um poderoso bactericida e rica em sais minerais vai fazer uma limpeza profunda; e o juá fortalece, combate a queda e a seborreia.



Receita:

Ingredientes:
* 2 colheres de sopa de Argila
*1L de Água destilada ou filtrada
*1 colher de sopa de mel
*1 colher de sopa de pó (ou casca) de jua (essa quantidade fui eu que coloquei na receita)

Modo de fazer:
*Misture a argila na água e deixe decantar por duas horas (1)
*Separe a água de argila que está em cima, e misture com o mel e o juá até ficarem homogêneos (2) 
*Guarde em recipiente limpo e fechado. Mantenha na geladeira e vá usando por uma semana. (3)
*Dica.: não jogue fora a argila que sobrou, faça com ela uma limpeza de pele (veja aqui)



A argila em pó eu consegui numa loja de produtos naturais, é bem fácil encontrar. O juá em pó (pode ser usada a casca de juá também) já é mais difícil, mas a casca de juá você encontra em feiras (pelo menos no nordeste, sim) e o pó de juá minha sogra traz de Conceição do Coité do fabricante "super juá".

(3) xampu prontinho para ser usado...
olha a espuminha do juá!!! 





Resultado
Agora meu cabelo está hidratado, sedoso, ganhou balanço novamente. Mas as raízes continuam com aspecto oleoso. Penso que para os cabelos de meu marido, que são secos e cacheados, essa receita vai servir perfeitamente. Mas para meus cabelos oleosos, tá faltando alguma coisa adstringente! E a busca continua...