domingo, 15 de junho de 2014

Guirlanda natural de flores

Que tal fazermos coroa de flores para usar nos sabás?

Existem vários tutorias e formas diferentes de fazer uma guirlanda. Mas a maneira que mais gosto é a que vou tentar ensinar, que pode ser feita totalmente de materiais naturais e biodegradáveis.

Infelizmente não achei nem tirei fotos do método que eu uso, tenho fotos apenas das coroas que fiz para mim e meu marido no nosso casamento, não são detalhadas, mas dar para ter uma ideia:






Utilizei como base o "bambuzinho chinês" (não sei o nome certo dessa planta, se alguém souber, corrija-me por favor). Adicionei rosas na minha coroa e uma espécie de frutinha vermelha na coroa do meu marido.  

Nada de cola, durex, ou arame, apenas plantas e linha de algodão (se necessária) pois foram queimadas no fogo sagrado... então, quanto mais natural, melhor né! ;)



Vou tentar ensinar com imagens que eu achei por aí na web, se tiverem dúvidas, deixem comentários!


1) Primeiro arranje um cipó verde, no comprimento pelo menos um pouco maior que o dobro da circunferência de sua cabeça. Por ex., se sua cabeça tem a circunferência de 1m, você vai pegar um cipó de 2,5m.

Para o artesanato, não importa de que planta venha esse cipó, desde que seja verde (não estou falando propriamente da cor do cipó, e sim do estado dele, deve ser a parte "jovem" / "verde" da planta), pois precisa ser flexível.

Normalmente dão bons "cipós" plantas trepadeiras, alguns exs.: maracujá, mimo-do-céu, glória da manhã, hera, jasmim, roseira ou partes jovens de árvores como o salgueiro.

figuras do site: http://www.artevegetal.com.br










2) Agora trabalhe com o cipó ainda verde e fresco, se tiver espinhos não esqueça de tirar com uma tesoura de jardim ou com sua boline, mas as folhas e flores você pode deixar para compor a guirlanda!

Coloque o cipó em volta da sua cabeça e segure onde ele vai fechar para que caiba na sua cabeça. Tire da sua cabeça e ainda segurando esse ponto, comece a trançar o cipó, enrolando a parte que sobrou em volta da parte que está fechada em círculo. Vá enroldando firmemente, mas sem quebrar o cipó, até que não sobre nenhuma parte fora do desenho circular.

Quando enrolar tudo, a base da coroa provavelmente vai estar fixa e estável. Mas se ameaçar desfazer-se, segure a extremidade que você acabou de enrolar e fixe amarrando com uma linha de algodão em volta do local.

figura do site: xamanismonativo.blogspot.com


3) Separe flores frescas com um caule de pelo menos 10cm, e vá enfiando os caulezinhos nas brechas que se formaram do entrelaçamento do cipó, até ficarem todas "costuradas" na coroa. Vá colocando uma flor atrás da outra, sempre no mesmo sentido (horário ou anti-horário). Se alguma flor "teimar" em não ficar com o caule preso à coroa, use mais uma vez a linha de algodão.

foto do site www.ohmydeerhandmades.com


4) Experimente a coroa e vá cortando o excesso ou pontinhas de caule que te incomodarem.

5) Mantenha as guirlanda em uma bacia com água até a hora do ritual! =)


Como alternativa, achei esses dois tutoriais que também ensinam a fazer guirlanda de flores de um jeito bem natural:

http://www.etsy.com/blog/weddings/how-to-make-a-floral-crown/

http://helloloveblog.com/flower-child-diy/


Postado originalmente em: http://witchcraftwork.blogspot.com.br


Um comentário:

Juliana Herbster De Marchi disse...

Fiquei curiosa em ver suas fotos de casamento, devem ser lindas! bjs!! Ju Herbster