terça-feira, 9 de dezembro de 2014

{DIY} Sabonete de glicerina artesanal

Podem ser tranquilamente feitos no fogo normal, mas eu não possuo panelas esmaltadas, então optei por fazer em microodas.

 Nunca use recipientes de alumínio para fazer sabonetes.



É muito fácil e rápido fazer sabonetes. Eu sempre quis fazer sabonetes em casa, mas faltava atitude. O ecologicamente "true" mesmo é fazer aqueles sabonetes com óleo de cozinha usado + soda cáustica, só que eu não frito comida em casa, então nem tenho óleo de cozinha usado... parti pra base glicerinada! Optei não adicionar corante (pra que corante?!) e nem lauril, um detergente usado em sabonetes para fazer espuma e tirar a gordura, mas que também polui o meio ambiente e retira tanta gordura que deixa sua pele ressecada. Mesmo porque, na base glicerinada, já vem lauril em sua fórmula, não precisa mais.

sabonete esfoliante energizante

Material necessário: *óleo essencial de laranja (prefira óleo essencial à essência. É mais cheiroso e tem poder terapêutico) *base glicerinada (prefira as de origem vegetal) *pó de juá e aveia (esfoliantes) *mel

 1o passo: corte a base glicerinada em cubos. Coloque num recipiente não refratário e leve ao microondas por uma média de 1 min ou mais, o quanto for necessário para ela derreter quase totalmente.

 2o passo: mexa a base até que fique homogênea, e vá adicionando os ingredientes, sempre mexendo. Sugiro adicionar umas 10 gotas de óleo essencial para 250g de base glicerinada, mas vai ao gosto de quem faz.

 3o passo: logo em seguida despeje o conteúdo ainda líquido em pequenos vasilhames de plástico ou pvc ou PET, ou em formas de sabonete. Eu usei aqueles potinhos plásticos que vem castanhas na proporção de 1/3.

 4o passo: deixe esfriar destampado e em lugar seco por mais ou menos 3 horas, ou até endurecer.

 5o passo: desenforme empurrando delicadamente o fundo da vasilha (não é necessário untá-la)

 6o passo: envolva num isofilme e/ou num papel manteiga e está pronto!

  sabonete refrescante hidratante

Material necessário:*óleo essencial de limão *sumo da babosa *infusão à frio de folhas frescas de hortelã e manjericão (essas vieram direto da minha hortinha ^^)

1o passo: prepare os ingredientes. Depois de lavar, corte as folhas de babosa ao meio, vá tirando aquela gelatina transparente e depois dê uma leve passada no liquidificador. Colha as folhas de manjericão e hortelã e faça um chá. Melhor seria se deixasse as folhas de molho desde o dia anterior, pois assim elas não perdem suas propriedades com o calor.

2o passo: corte a base glicerinada em cubos. Coloque num recipiente não refratário e leve ao microondas por uma média de 1 min ou mais, o quanto for necessário para ela derreter quase totalmente.

 3o passo: mexa a base até que fique homogênea, e vá adicionando os ingredientes, sempre mexendo. Sugiro adicionar umas 10 gotas de óleo essencial para 250g de base glicerinada, mas vai ao gosto de quem faz.

 4o passo: logo em seguida despeje o conteúdo ainda líquido em pequenos vasilhames de plástico ou fundo de garrafa PET. Eu usei aqueles potinhos plásticos que vem castanhas na proporção de 1/3.

 5o passo: deixe esfriar destampado e em lugar seco por mais ou menos 3 horas, ou até endurecer.

 6o passo: desenforme empurrando delicadamente o fundo da vasilha (não é necessário untá-la)

 7o passo: envolva num isofilme e/ou num papel manteiga e pronto!

*Dica* quando acabar de se ensaboar, deixe o sabonete em local sem acúmulo de água, pois o sabonete vai derreter se ficar na água.
 Agora você tem sabonetes caseiros, mais baratos, mais saudáveis e reciclando aqueles potes que você jogaria fora!


*Atualizado e postado originalmente em Artemanhas, um antigo blog que eu fiz que está desativado*

Nenhum comentário: