terça-feira, 31 de março de 2015

Por que fazer um diário menstrual? 6 motivos básicos


Menstruar: um poder exclusivo da mulher. Sim, menstruar é uma bênção. Uma mulher que não entende seu corpo e não valoriza seus ciclos, jamais será totalmente liberta -- mesmo que seja para escolher não menstruar, antes é necessário tomar contato com seu sangue sagrado e entender este poder.

Já comentei algo sobre a sacralidade do sangue e sua relação com o Paganismo nesta antiga postagem. Mas hoje eu vou me concentrar nos motivos porque considero interessante a mulher manter um diário das suas "Luas de Sangue" (como gosto de chamar a menstruação):

1. Acompanhar sua saúde física. Anote suas sensações físicas, se depois de um longo período de anotações algo sair do normal, é bom ficar atenta!
2. Conhecer seu estado emocional antes (TPM) e durante a menstruação. Como você se sente? O que te faz chorar, ou rir? Isso pode nos ajudar a lidarmos melhor com as marés de emoção que percorrem nosso ser, muitas vezes de forma tempestuosa...
3. Registrar notas sobre a suas práticas e desenvolvimento espiritual neste período. Diz o conhecimento antigo que durante a menstruação a mulher possui uma conexão energética muito mais forte com a terra. Para mulheres que levam a sacralidade feminina a sério, este é um ótimo período para trabalhar sua própria espiritualidade e conexão com o sagrado.
4. Auxiliar métodos alternativos de contracepção: para quem se usa da famosa "tabelinha", um diário menstrual é super útil.
5. Às vezes podemos estar mais dispersas, mais atentas, ou com os sentidos mais aguçados. Você vai poder perceber como sua mente reage neste período
6. À medida que você for se auto conhecendo, vai poder programar suas atividades de forma a se harmonizarem com seu estado geral neste período: o que comer/beber, onde ir, o que fazer, o quê/quem evitar, etc.

Esses foram motivos enumerados para qualquer mulher, independente do credo, que esteja apenas tentando empoderar-se de si mesma. Para as mulheres pagãs, existem outros motivos além destes, pelos quais fazer o diário das Luas de Sangue torna-se algo mais interessante ainda.

Não esqueça de anotar a fase da lua em que menstruou e refletir em como este satélite pode estar influenciando no seu ciclo e em você no período, pois tenha certeza que a Lua, assim como rege as marés, rege também as nossas águas interiores.

~bons ventos~

Nenhum comentário:

Postar um comentário