domingo, 12 de abril de 2015

{magia do mar} Ferramentas Mágicas

créditos foto: http://stormyseaside.blog.com
Penso que um dos primeiros passos para qualquer bruxo é formar o seu conjunto de ferramentas mágicas e amuletos. As ferramentas mágicas, no caso dos praticantes da Magia do Mar, são um pouco diferentes das ferramentas geralmente usadas na Bruxaria Tradicional, ou na Wicca (adaga/espada, cálice, pentágono, espelho, incensário, caldeirão, sino, etc. -- varia conforme a Tradição do bruxo)
As ferramentas de um@ brux@ do mar são ofertadas pelo próprio mar ou eram parte do acervo de algum ofício marítimo (como a pescaria), estes, sendo ressignificados pelas bruxas e bruxos do mar. Pouquíssimas coisas são compradas em lojas e a necessidade destas ferramentas varia de brux@ para brux@, pois o caminho é muito pessoal.

Porém, uma coisa é notável: a bruxa/bruxo do mar aprende a ser um adepto da praticidade e da discrição, entendamos rapidamente o porquê: 

*Praticidade: para o praticante da bruxaria marítima, o ideal é que realize seus ritos e feitiços no seu ambiente natural: a praia. Agora, você pode imaginar uma pessoa, na praia, em plena luz do dia, circulando com sua espada ritual e seu manto preto? E ainda carregando uma bolsa recheada de instrumentos que, naquela situação (areia afundando sob os pés, sol quente, pessoas ao redor, etc.) mais atrapalharão do que ajudarão no fluxo mágico... meio discrepante, não é? Isso reforça a segunda característica de um bruxo/bruxa do mar: *discrição. Praias praticamente selvagens e vazias como as do Piauí é coisa rara (e mesmo aqui às vezes não é fácil), é comum que em algum momento o praticante precise realizar trabalhos mágicos sob olhares curiosos... logo, é preferível não chamar tanta atenção sobre si, para ter menos interferência externa. 

Alguém poderia indagar: "Ah, mas por que não se realiza rituais na praia à noite, quando o manto escuro nos protege de olhares e a praia está vazia?". Bom se pudesse ser sempre assim. Mas primeiro, temos que lembrar que uma bruxa/bruxo do mar está necessariamente a depender dos horários das marés, das fases da lua, da situação climática... enfim, do "tempo da natureza". Além disso, em alguns lugares não é nada seguro estar à noite na praia, mesmo que em grupo.

Diante dessas diferenças práticas, vai ser comum você encontrar bruxos/bruxas do mar usando roupas rituais como, por exemplo, uma simples bata de algodão (adequada ao clima e discreta) ao invés de um manto sedoso que cobre a pessoa da cabeça aos pés. Ou, como ilustrou Melusine Draco em seu livro "Traditional Witchcraft for the Seashore" (recomendo!) é mais fácil encontrar um@ brux@ do mar a andar com um canivete suíço, para atividades de ordem prática, do que com uma adaga ritual...

Abaixo, escrevo uma lista de ferramentas que pode variar, a depender do caminho pessoal e também do ecossistema litorâneo onde @ brux@ habita. Essas sugestões de ferramentas se baseiam no que nos oferta o mar Atlântico-Sul, mais especificamente do Nordeste brasileiro (que ainda assim tem suas diferenças locais).:

Água do mar:
Elemento: água
fonte: pinterest.com
Por razões diversas, a água do mar é um elemento de grandes potenciais mágicos. Por conter naturalmente cristais salinos, esta água é ideal para rituais de proteção, purificação e banimento. É sempre bom o/a bruxo/a guardar uma garrafa com água do mar em casa. 

Seixos
Elemento: terra
créditos da imagem: Polo Pixel
É um fragmento de rocha que, através da ação da água durante anos, ou até milênios, toma um formato liso e arredondado. Existem seixos muito particulares chamados em outras culturas de "hagstones", que são nada mais que pequenos seixos furados no meio, pela ação da água. Estes "seixos furados" possuem propriedades mágicas ligadas a proteção contra feitiços. Também é creditado a estas pedras, o poder de enxergar, através de seu furo, o mundo feérico. 

Conchas
Elemento: água
Encontrado em charcoalalley.com
As conchas compreendem as mais diversificadas representações em diferentes culturas. De forma geral, no mundo pagão, este objeto simboliza o Sagrado Feminino. As conchas podem ter diversas serventias no altar, como receptáculos para sal, ou areia, ou água, ervas, ou até velas, entre outros. Também podem funcionar como um bom oráculo, ou até um interessante recipiente para a prática do scrying na água. O melhor momento para se coletar conchas é quando a maré está baixa. 

Búzios
Elemento: ar
Encontrado em costmad.co.uk
Algumas pessoas confundem conchas e búzios, mas eles são bem diferentes, como você pode ver na foto. O búzio, estrutura que já abrigou um ser vivo (também a concha), é, nada mais, nada menos, que um espiral materializado em três dimensões, símbolo da Criação e de desenvolvimento espiritual. Além disso, ao encostarmos nossos ouvidos na cavidade de um búzio, conseguiremos ouvir o som das ondas do mar quebrando na praia, como a respiração do próprio oceano. Isso o faz um ótimo instrumento de conexão com o mar, mesmo quando estamos a quilômetros de distância do litoral. Além disso, alguns búzios podem ser usados até mesmo como instrumentos musicais de sopro.

Areia
Elemento: terra
foto da minha coleção particular
A areia da praia é tão diversa em sua aparência e constituição, quanto diversas são as praias. É um bom material para substituir o sal grosso -- para fazer círculos mágicos por ex. --, como também, a depender da origem da areia, um excelente elemento para conectar-se com o passado (areia de dunas, por exemplo).

Ossos/penas:
Elemento: terra/ar
Encontrado em kathychiu.tumblr.com
Ao encontrarmos ossos ou penas de animais e aves marinhas na praia, podemos estabelecer uma relação respeitosa e ritualística com o espírito deste ser e transformá-lo em um espírito familiar, ou auxiliar. Mas nem todos bruxos/as estão preparados para firmar este compromisso, assim como nem todos desejam isto.

Puãs/espinhos:
Elemento: fogo
encontrado em: c2.staticflickr.com
Partes de animais, como as puãs de caranguejo/siri ou os espinhos de ouriço, encontrados na praia, podem servir muito bem para talismãs de proteção. Os espinhos de ouriço podem fazer o papel que a agulha faria em qualquer trabalho mágico.

Galhos "flutuantes":
Elemento: ar
fonte desconhecida
São pedaços de galhos, provenientes da flora marítima ou não, que são encontrados boiando nos estuários ou trazidos para a beira da praia pelas ondas do mar. Geralmente já estão "lavados" e desgastados pela água e possuem cores, marcas e formatos próprios.  Às vezes se torna difícil saber qual sua árvore de origem, porém, de qualquer forma, este é um material precioso para se fazer uma varinha mágica neste "caminho do mar", pois a madeira já foi abençoada pelas águas sagradas e chegou até você por algum motivo. Caso encontre um galho desse, verifique a situação dele, pois ele pode estar podre, se passado tempo demais na água ou tenha uma baixa dureza.

Estrelas-do-mar (bolachas-do-mar)
Elemento: terra
imagem encontrada em: Flickr
As estrelas-do-mar são de diversas espécies, mas aqui nas praias do Nordeste é bem comum encontrar a bolacha-do-mar, a qual quando está morta, fica com essa aparência calcária (foto). É uma espécime redonda e plana que possui uma estrela de cinco pontas desenhada no centro. Poderia ser mais sugestivo para um@a brux@? rs... além disso, é bastante usada em feitiços de prosperidade.

Globos de vidro: 
Elemento: ar
créditos: www.flickr.com/photos/gehmflor
Primeiro material "artificial" da lista, estes globos eram usados pela pesca tradicional como bóias, antes da propagação das bóias plásticas. Estes globos, belíssimos, de cores que variam do verde ao azul ou marrom, geralmente são usados por bruxas/os do mar para divinação, da mesma maneira que seria usada uma bola de cristal. Talvez você não encontre mais estas peças boiando sem-dono nas águas, mas sim em antiquários da região, ou até quem sabe haja algum antigo pescador disposto a doar/vendê-la para você.

Cordas:
Elemento: ar
créditos: Ruby Lane
Talvez o único item necessariamente comprado em uma loja, a magia das cordas está intimamente relacionada com a magia dos ventos e dos nós, uma poderosa e arriscada prática para aqueles menos experientes. É usado em volta da cintura do/a bruxo/a, geralmente por cima da roupa.

PS.1: Lembrando que em algumas áreas costeiras, a coleta de ítens da praia é proibida por Lei. Fique atento!
PS.2: Não esqueça que, quando algo é retirado, deve ser deixado algo em troca (se sua oferenda for material por favor só material natural --  não polua o mar!!! Aliás uma boa oferenda imaterial é levar consigo uma sacola e limpar a faixa da praia, o que acham?).
PS.3: Geralmente, não é necessário nenhum tipo de "purificação" ou "consagração" dos objetos trazidos pelo mar, pois eles já passaram pelas sagradas águas do oceano...

Estas são, então, algumas possíveis ferramentas mágicas do Caminho do Mar, frutos de minhas pesquisas e vivências. Outras ferramentas podem existir, a diversidade de possibilidades é enorme, como a própria vida nos oceanos... caso queira compartilhar suas experiências sobre o assunto, deixe um recadinho aqui embaixo!


~bons ventos~
~boas marés~











Nenhum comentário:

Postar um comentário