terça-feira, 28 de julho de 2015

Lua Azul - por que celebramos?

Texto originalmente em inglês, do site: http://www.paganspath.com/magik/moon.htm#bluemoon

Arte: MUCHA
"A Lua Azul ocorre quando duas luas cheias acontecem em um mês. Tendo em conta que o período do ciclo lunar é de 29,5 dias, você geralmente só tem uma lua cheia a cada mês. Mas a cada mês a lua aparece mais cedo do que no mês anterior e, eventualmente, você vai encontrar duas luas cheias em um único mês. Isso ocorre a cada 2,5 anos, e a segunda lua cheia é a chamada 'Lua Azul'. Não há diferença na aparência física, a segunda lua cheia parece uma lua cheia normal.

De acordo com folcloristas, o termo 'Lua Azul' data de pelo menos 400 anos de idade. As primeiras referências conhecidas sobre a lua azul foram usados como exemplos de eventos improváveis ​​ou algo que nunca poderia acontecer. Conforme o tempo passava a expressão evoluiu para significar algo que raramente ou nunca acontecia. Daí a expressão "Uma vez na Lua Azul", que ainda é popular hoje.

Na comunidade pagã, as origens do significado de uma Lua Azul variam. E a lenda ou origem desses significados não podem ser justificados. No entanto, alguns acreditam que a segunda lua cheia detém o conhecimento da Deusa Anciã e, portanto, contém a sabedoria de 3 vezes a energia. Isto pode estar associado com a Deusa em suas três formas de Donzela, Mãe, Anciã. Também pode ser associado com as três naturezas do self como mente, corpo, espírito. Em evoluções posteriores, como o Paganismo começou a ser influenciada pelo Cristianismo, esta lua foi associada com a Divina Trindade do Pai, Filho e Espírito Santo.

Em outras tradições pagãs as fases da lua representam a transição do conhecimento dentro da Deusa. Os quartos de lua representando a Deusa Donzela, a Lua Nova a Deusa Mãe, a Lua Cheia a Grande Mãe (que talvez seja uma razão de nos referimos à Lua como 'Lua avó'). A Lua Azul, então, é vista como a transição da Avó ou Anciã ao nível Divino da existência. Ela se transforma numa expressão de evolução da sabedoria, assim como um exemplo do ciclo de vida.

Outro ponto de vista é que a Lua Azul representa um tempo de comunicação intensa ou mais clara entre nosso ser físico e Divino. Muitas vezes a energia do ser Divino é vista na forma da Deusa Avó ou da Deusa Anciã. Ele também pode ser vista como um elo entre a física (energia masculina) e a espiritual (energia feminina), tornando a comunicação com o espírito mais fácil e mais apto a produzir comunicações perspicazes e iluminadas." ~ tradução livre por Falcão Marrom.

Vem aí mais uma Lua Azul...

Eu sempre fiquei me perguntando quão especial essa Lua deveria ser em relação às outras... Ela é a segunda lua do mês, e nós vimos que isso é relativamente raro (2,5 anos de intervalo). Ok.
Mas ela é a segunda lua de um mês do calendário Gregoriano, e o que esse calendário tem a ver com o Paganismo ou os ciclos naturais? -- Nada.
Então, se estivéssemos utilizando qualquer outro calendário, provavelmente a "Lua Azul" não seria nessa data, se é que teria mesmo duas luas em um mês (no caso de um calendário lunar isso não seria possível).
Então, qual a particularidade mágica/energética de uma segunda Lua de um mês do calendário Gregoriano, para nós pagãos?
-- Eu não sei. Talvez apenas pela força da tradição, ou do costume, os bruxos e pagãos continuam acreditando nos poderes especiais da Lua Azul. Ou não...

Para mim, é mais uma força cultural que natural, e é notável que possui uma forte egrégora relacionada à Lua Azul, visto que tantas pessoas acreditam em seus poderes.
Na dúvida, eu acredito =) E vou comemorar a Lua Azul!
...Uma das coisas que sempre mais gostei no Paganismo é nossa liberdade de poder questionar coisas que aparentemente estão lá irrefutáveis.

*texto originalmente postado no "meu" antigo blog Pios & Pitacos

Nenhum comentário: