Cleópatra se servindo de água. Ela não sai de perto de bebedouro! |
Uma postagem para quem cria galinhas (ou outra ave). Vou apresenta umr detalhe que vai revolucionar a saúde de suas galinhas e te poupar um bom tempo de cuidado diário com a senhoritas penudas: o uso do bebedouro automático.
A água contaminada no bebedouro é o principal meio de proliferação de doenças mortais entre o rebanho. A galinha é um bicho espalhafatoso: gosta de ciscar na terra, tomar seu banho diário de areia... e frequentemente elas fazem isso perto da vasilha de água, enchendo-a de sujeira, carregada de fezes e outros detritos. Além disso, a saliva de uma galinha doente pode contaminar facilmente outras galinhas através da água.
No caso do bebedouro automático, a galinha apenas tem contato com a "agulha" que ela pressiona como um botão pelo qual escorre a água que ela bebe. A água fica sempre limpa num reservatório acima do niple.
É algo simples, que você mesmo pode fazer em casa. Nas fotos abaixo, vou demonstrar o passo a passo:
Material necessário:
- Pelo menos um niple
- Garrafa PET ou reservatório limpo
- Furadeira broca 8
- Cordão
Pegue um reservatório de plástico...
e marque sua superfície para a broca não escorregar.
E fure o fundo do reservatório (ou a tampinha, caso esteja usando uma garrafa PET) com cuidado. Rosqueie o niple no buraco feito até o fim da parte rosqueada. Aperte bem. Se necessário desgaste um pouco o furo, mas cuidado para não ficar muito grande o buraco (senão vazará a água).
Faça dois furinhos opostos na lateral superior dos recipiente para fixar o cordão e deixar o bebedouro pendurado. Encha de água limpa e ajuste a altura na hora de pendurar, para que fique confortável para as galinhas.
Pronto! Elas aprendem rapidinho a beber, são moças espertas! =)
Agora podem tomar banho de areia àaaaa vontade... água limpa e fresca pelo menos dois dias seguidos, enquanto antes, eu tinha que trocar a água do pote duas vezes no dia e não era suficiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário