Nesta postagem anterior, falei um pouco sobre as origens e como é utilizado o calendário Lunar. Agora atualizo para vocês os ciclos do calendário lunar no ano de 2017 (que começa já dentro da Lua da Promessa):
30/Dez~28/Jan: Lua da Promessa, Lua do Cajueiro, Lua do Renascimento ou Lua Escura: a humidade aumenta, e aos primeiros sinais de chuva a natureza se faz exuberante. Época de frutificação dos cajueiros. Bom tempo para planejar ações a longo prazo.
29/Jan~27/Fev: Lua da invernada, ou Lua Quieta: Início das chuvas; limpeza e preparo da terra para plantio. Bom momento para rituais de purificação do lar.
28/Fev~28/Mar: Lua do rio cheio, ou Lua da Semeadura: chuvas mais intensas, início do plantio na terra fértil. Bom momento para compartilhar ideias, sonhos e pensamentos.
29/Mar~26/Abr: Lua das flores ou Lua da tempestade ou Lua das Libéluas: chuvas intensas; desabrochar das floradas; maior maré do ano na Lua Negra mais próxima ao Equinócio**. Momento de grande força, bom para focar energia em projetos pessoais.
27/Abr~26/Mai: Lua Verde ou Lua da Primeira Colheita, ou Lua da Vagem: chuvas continuam, terra se encontra fértil, ocorrem as primeiras colheitas (milho e feijão).
27/Mai~24/Jun: Lua da Benção ou Lua da Fertilidade: colheitas e reprodução de animais; fartura. Bom momento para investimentos pessoais.
25/Jun~23/Jul: Lua do Milho ou Lua Amarela: Transição para a fase de seca. Aquecimento, celebração (festas juninas)
24/Jul~22/Ago: Lua da Gratidão ou Lua da Colheita: últimas colheitas, armazenamento de alimentos, os ventos aumentam. Momento de agradecer as dádivas e preparar-se para um longo período de contenção.
23/Ago~20/Set: Lua dos Ventos ou Lua Clara, ou ainda, Lua da Carnaúba: mês extremamente seco, de ventos fortes, cautela e contenção de energias.
21/Set~20/Out: Lua do Babaçu ou Lua Marrom: seca, com chuvas isoladas. Mês bom para construção, mas ruim para plantio. A árvore Babaçu frutifica como um milagre no meio da escassez. Momento de encontrar força através das adversidades.
21/Out~19/Nov: Lua dos Ancestrais ou Lua Azul, ou ainda, Lua dos Mortos: a seca continua a castigar a terra, a natureza está recolhida. Tempo de parar e rever as ações, momento propício para honrar os ancestrais e contactar os espíritos.
20/Nov~18/Dez: Lua Seca, Lua de Sangue, Lua da Mandioca: seca intensa, natureza contida. Árvores sem folhas dominam a paisagem. Última safra de mandioca. Período de se livrar daquilo que pesa e dificulta a jornada. Energia concentrada em raízes e troncos.
19/Dez~16(?)/Jan: Lua Cinzenta, Lua do Pequi ou Lua da Transição: A seca diminui, o calor continua intenso. Época de frutificação do pequizeiro.
**O dia da "Maré Grande" pode mudar de mês lunar de um ano a outro, a depender do dia em que cai o Equinócio de Primavera. Neste ano de 2017 a Lua Negra mais próxima do Equinócio de Primavera se deu em 28 de março durante o mês da Lua do Rio Cheio.
Parabéns pelo post.
ResponderExcluirVc sabe se tem alguem q tenha feito aqui para região do sul do país?
bjos
Oi Giovanna! Olha não sei. Aí no Sul geralmente o pessoal inverte o caledário lunar Wiccano que existe para o Hemisfério Norte (sobre este último o "Livro Mágico da Lua" dá uma boa explicação). Eu sugiro que você pegue a inversão do calendário como base e vá fazendo suas próprias anotações e adaptações ao decorrer do ano lunar, criando seu próprio calendário lunar regional, com elementos do clima, fauna e flora daí =)
ResponderExcluirSe eu puder ser de maior ajuda, estou à disposição.
~bons ventos~