quinta-feira, 26 de maio de 2016

{Mulheres de Atenas} existe machismo no mundo pagão?

Acho que é um bom momento para se discutir isso: existe machismo e misoginia na(s) cultura(s) pagã(s)? Ao apontarmos o dedo para a história de opressão cristã contra as mulheres, estamos sendo ingênuos ou cínicos ao fecharmos os olhos para os diversos estupros, humilhações, opressão, usurpação, sofridos por mulheres e Deusas no mundo pré-cristão?

Agora olhe a dominação dos Aesir sobre os Vanir com outro olhar...

O triste é que muitas vezes, mesmo sem perceber, nós pagãos enaltecemos e damos continuidade a cargas simbólicas machistas que deveriam ficar no passado. 

Muitas vezes "fantasiamos" o mundo antigo e suas sociedades, como se fossem o paraíso da igualdade para as mulheres. Mas não foi bem assim. Tudo bem que com a Idade Média e o avanço da moral cristã as coisas ficaram muitíssimo piores. Mas antes também não foi fácil. O embrião da sociedade machista patriarcal como conhecemos hoje, já existia em muitas sociedades antigas pré-cristãs. Não adianta em toda nossa "paganidade exemplar" denunciarmos os cristãos e esquecermos das nossas próprias mazelas.

A nós pagãos e pagãs, cabe não reproduzir padrões ideológicos que colocam a mulher numa condição subalterna, apenas por querermos ser "fieis" a determinada tradição religiosa. As tradições evoluem com seus adeptos. Nenhuma tradição filosófica ou religiosa deveria permanecer estagnada. E nós pagãos, que tanto prezamos a liberdade, a vontade própria, o conhecimento, deveríamos ficar mais atentos ao que reproduzimos por aí, seja dentro ou fora do templo. Os Deuses podem evoluir também... mas eles não o farão enquanto nós não nos mexermos... entendeu a profundidade da coisa?

Àqueles que quiserem se aprofundar no assunto, sugiro que leiam essas páginas, excerto do livro "Círculos Sagrados para Mulheres Contemporâneas" de Mirella Faur. Você pode não concordar com toda argumentação histórica da autora, mas ela nos dá uma boa oportunidade de visualizar a imagem geral da coisa.



O rapto de Perséfone 

Brunnhild implora a Odin

Perseu destrói Medusa, que um dia teria sido sacerdotisa da deusa Atena.

Marduk derrota Tiamat, a Deusa-Dragão, Mãe da Criação.

Apolo matando Píton, filha de Gaia.


...e finalmente, Adão e Eva são expulsos do Éden, pois Eva comeu a "fruta proibida", oferecida pela Serpente


Nenhum comentário: