Gaya foto de: |
Não estou aqui querendo ditar como deve ser o caminho espiritual de ninguém, mesmo porque o assunto não se limita a isso... está no caminho, é divino, perpassa isso tudo e muito mais. O assunto é a manutenção do equilíbrio do ecossistema terrestre, mais conhecido como "sustentabilidade".
O que isso tem a ver com Paganismo? TUDO. Um pagão deveria priorizar a manutenção do equilíbrio na Terra. A Terra é nossa única casa, é nossa Mãe provedora, precisamos Dela, assim como Ela precisa que sejamos éticos! Essa é uma de nossas missões, somos guardiões de Gaya.
Podemos e devemos agir tanto na esfera de energia sutil (que é o que muitos já fazem, mesmo sem saber, nos rituais sazonais, por exemplo) quanto na esfera da vida prática. Mas na prática, como isso pode ser feito?
Bem, depende... quais são as suas possibilidades? Quais oportunidades aparecem para você mudar seus hábitos e a forma de se relacionar com o planeta? Um pagão, ciente do seu dever, não deveria deixar passar oportunidades de agir eticamente com o que lhe é mais sagrado: os deuses, os espíritos, a terra ancestral. Um católico, por exemplo, até pode ter uma desculpa baseada em sua cosmovisão de não se importar e subjugar a Natureza... mas e você pagão, lembra onde é a morada dos seus Deuses?
Você pode começar por coisas simples, como separar o lixo, fazer compostagem, consumir com responsabilidade, etc.. Mas você sempre poderá ir além... não há limites para nossa Vontade.
Fico muito triste quando vejo irmãos de caminhada tratarem este assunto com indiferença ou desdém, como se fosse uma bobagem "hippie" qualquer. Para mim, esse tipo de pagão não é pagão de verdade. Está nesse caminho por motivos egoístas e vaidosos, em busca de poder e auto-promoção. Ou então, é muito ingênuo... Já cansei de ver, nesses quase 15 anos de caminhada pagã, gente se gabar de ser "filh@ disso ou daquilo", ou posar de "brux@ poderos@", mas aí quando se fala para uma pessoa dessas que é preciso levar a sustentabilidade a sério, dá de ombros, ou pior, te ironiza. eu falo mesmo, e quem quiser que venha argumentar! Que adianta louvar a Deusa e desrespeitar seu corpo?
É claro que cada um tem suas limitações na vida prática, como também suas ignorâncias a serem iluminadas, mas o que vejo na grande maioria dos casos é acomodação.
Eu sei que pode vir gente argumentar que isso tudo é besteira, já que "os antigos pagãos não tinham essas preocupações com a sustentabilidade". Mesmo que seja verdade que eles não se importavam, vamos parar com o anacronismo: não somos mais os antigos pagãos, toda tradição evolui, não é porque você faz parte de uma religião ancestral que você precisa parar no tempo.
Há tempos esse assunto me incomoda e volta e meia retorno a falar disso, mas hoje é a primeira vez que ponho as cartas na mesa, para alertar você, irmão de caminhada, que talvez poderia estar sendo um pagão mais completo, no sentido holístico. Eu não sou perfeita e tenho muito a melhorar, mas é inadmissível, na minha cabeça, que um pagão não se preocupe com o equilíbrio do Planeta e que não assuma sua responsabilidade.
Frase dita por mulher nativa norte americana à herbalista Carol McGrath. Imagem: pinterest |
Agora, se você leu até aqui (parabéns pela humildade, ou pelos degraus que já galgou), eu vou tentar fornecer algumas informações rápidas e práticas de como se tornar um pagão mais ético (cada um sabe de sua possibilidade de aplicação):
*Mude seus hábitos: separe o lixo, faça compostagem, consuma de maneira responsável, coma menos carne, use meios alternativos de transporte, cultive um jardim/horta, faça-você-mesmo ...
*Opte por técnicas e tecnologias sustentáveis: técnicas de construção ecológica (bioconstrução); fontes de energia limpa, etc. As tecnologias sustentáveis estão aí à nossa disposição e não é raro que sejam mais acessíveis e baratas que outras.
*Envolva-se: tome parte de ações comunitárias que visem um objetivo maior em prol da comunidade e do próprio planeta Terra.
Frase minha Imagem: pinterest |
Com toda a minha sinceridade e energia positiva, espero que sempre estejamos abertos a nos questionar se estamos sendo aquilo que acreditamos ser.
~bons ventos~
Falcão Marrom.
Um comentário:
Eu to amando seu blog,só para constar haha
Então,eu penso exatamente como vc.Sei que não é fácil fazer tantas mudanças,e q ninguém é obrigado e talvez nem consiga ser totalmente,100 % sustentável.
Mas na comunidade pagã isso deveria ser primordial,deveria ser uma das maiores preocupações,pois o mundo moderno está destruindo a natureza.
O meu despertar se deu pelo meu contato com a natureza,quanto mais passava tempo,quanto mais cuidava dela,dentro dos meus limites,o amor crescia e descobri o caminho.
Perto da minha casa,tem uma pequena floresta,comecei um trabalho de limpeza lá,mas poucas pessoas participam,eu estou em grupo de paganismo bem grande,e me decepcionei muito ao convidar essa galera e ninguém sequer demonstrou interesse em doar uma tarde de domingo para ajudar na limpeza,eu esperava q fosse diferente.
Mas a luta continua.
bjo
Postar um comentário