sábado, 8 de março de 2014

Bucha vegetal

Como prometido, aqui vão informações sobre a bucha vegetal, aquela que você está acostumado a usar no banho para esfoliar a pele! Hoje quando fui no quintal vi uma coisa amarela brilhante em cima do cajueiro, qual minha surpresa, a primeira flor do meu pé de bucha, sendo visitado por uma abelhinha silvestre (dizem que abelhas adoram flores de bucha!). É esta aí dá foto, que logo à tarde caiu no chão...



Tenho a tenra lembrança de meus pais plantando bucha na casa de minha infância em Aracaju, ela trepava pela tela do galinheiro. A bucha é uma planta muito versátil, e pode ser usada tanto em higiene pessoal, quanto na culinária, quanto na medicina natural, e até mesmo na indústria e no artesanato. Alguns exemplos pegos da internet:

aha! Minhas próximas bonecas
 da época da colheita serão feitas de bucha =D















A bucha (Luffa aegyptiaca; Luffa cyllindrica), também conhecida como bucha-dos-paulistas, bucha-dos-pescadores, esfregão, fruta-cocta, fruta-dos-paulistas, gombô-grande, mamalongo e quingombô-grande; é uma trepadeira alta da família das cucurbitáceas, pertencente ao gênero Luffa. 

Possui folhas palmatilobadas (em forma de palma), flores amarelas, rajadas de verde, e bagas obovadas, oblongas, de até 45 centímetros semelhante ao pepino. Algumas variedades podem atingir mais de 1,2 metro. A bucha é nativa das regiões tropicais da Ásia.


Cultivo e cuidados:

É uma trepadeira anual de verão, deve ser cultivada sob sol pleno em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. A bucha é uma planta tipicamente tropical, apreciando o calor e a umidade para o seu desenvolvimento pleno e ampla produção. A melhor época para o plantio é o início da Primavera.

Suas germinação é fácil e precisa apenas de rega regular, solo drenado e local apropriado. Não gosta muito de ser mexida, por isso ao transplantá-la da sementeira (dependendo das condições pode fazer plantio direto), coloque-a no lugar definitivo onde exista espaço para ela subir e enramar, pode ser até em um muro, caso este tenha superfície crespa.


A planta crescerá sempre para cima, durante todo o verão e provavelmente tomará todo o espaço destinado a ela ou mais!

Na hora de colher os frutos, não arranque do pé, corte o pecíolo (cabinho), para não prejudicar a planta. Se for usá-la para higiene, como bucha esfoliante, colha as buchas somente após estarem totalmente secas e fibrosas (elas perdem a cor verde e vistosas e ficam marrons). Se você tirá-las do pé ainda verdes, elas não se secarão e apodrecerão. Mas para uso culinário devem ser colhidas ainda verdes.

Veja este vídeo mostrando a colheita da bucha:



Usos:

Seus usos podem ser medicinais, culinários (não confundir com a buchinha-do-norte --Luffa operculata--, que é tóxica) e para higiene e limpeza. 

*Higiene e limpeza: No banho, ela limpa com mais eficiência, é considerada um ótimo esfoliante por retirar as células mortas da pele e ainda estimula a circulação sanguínea. Na lavagem de louça é mais barata, não risca e é bem mais difícil de ser contaminada do que uma esponja sintética tradicional, de plástico poliuretano. É um produto biodegradável e, por isso, é a opção mais sustentável a ser utilizada no dia-a-dia. Na sua decomposição, não deixa nenhum resíduo e pode ser compostada, desde que na composteira seca (pois pode contaminar as michocas com resíduos de produtos de limpeza).

*Culinária: existem boas receitas de salada com a bucha, que, quando verde, assemelha-se ao pepino. Dizem que as menores são mais saborosas. Veja uma receita com fotos e passo a passo neste site aqui. (Não me responsabilizo pela sua ingestão desta planta. As reações alérgicas devido ao seu consumo são desconhecidas e em grandes quantidades pode ser tóxica -- assim como a noz moscada, sabia?). Repetindo: não utilize a buchinha do norte em receitas culinárias, ela é extremamente tóxica.

Buchinha do norte - luffa operculata

*Medicinal: A polpa do fruto da luffa cylindrica madura é usada pela tradição popular como purgativa e vermífuga. Infusão com 8 g para um copo de água fervida. Caules e folhas têm seu uso popular nas pertubações do fígado, prisão de ventre e anemia.

A polpa do fruto da luffa operculata (buchinha do norte) é usada popularmente para combater a sinusite. coloque meia buchinha do norte seca, sem pele e sem sementes em um litro de água, fervendo por dois minutos. Deixe amornar tampado, coe, acrescente 1 colher sopa de sal de cozinha, mexa bem e pingue duas gotas em cada narina a cada quatro horas por no máximo quatro dias. Se tiver dúvidas quanto a manipulação desta melhor procurar um fitoterapeuta ou algum conhecedor desta tradição popular (dica: pessoa que fazem as garrafadas).

Meu marido sofre de forte sinusite e muitas vezes a buchinha foi a única coisa capaz de curá-lo.

*Mágico: não encontrei nada explícito sobre isso em minhas pesquisas, aceito opiniões e colaborações sobre o assunto. Mas, segundo meu entendimento do que apreendi no site Herbologia Mística, a planta seria regida por Mercúrio. O livro "Planetary influences upon plants" corrobora com este meu palpite, assim como minha intuição também.
A energia de Mércurio está ligada ao elemento Ar e propicia a criatividade, movimento, comunicação, dinamismo, viagens, negócios,  apredizado e outras questões ligadas ao intelecto.

Huum.. acho que vou tomar um belo banho e esfoliar minha pele com bucha vegetal antes de ter uma ideia para o próximo artigo da loja! ;)

Fontes consultadas:
http://www.ecycle.com.br
http://belezadacaatinga.blogspot.com.br/2011/11/bucha-vegetal-luffa-cylindrica.html
http://www.motherearthnews.com/natural-health/luffa-plant-zmaz81mazraw.aspx
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bucha_(planta)
As plantas e os planetas - Ana Bandeira de Carvalho
Planetary influence upon plants - Ernst Kranich